quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exercício Físico e Saúde Mental

Coordenado pela professora Andréa Deslandes, O Laboratório de Neurociência do exercício (LaNex), em  parceria com outros núcleos de pesquisa, tem produzido importantes evidências acerca da contribuição do exercício físico para a promoção da saúde mental e melhoria de funções cognitivas. Como exemplo temos os artigos:






Alguns resultados demonstraram que pacientes com transtorno depressivo maior submetidos a treinamento com exercícios aeróbicos, apresentaram  padrões de atividade cortical diferentes em regiões frontais e parietais, quando comparados a um grupo sedentário em avaliações com EEG clínico.


Essa linha de pesquisa assume grande relevância na área da neurociências do esporte e do exercício pois oferece indícios terapêuticos relacionados com a prática do esporte e da atividade física e assim contribui para a disseminação da importência de uma vida com a prática de atividades físicas regulares. Os resultados que estão sendo obtidos nos estudos da prof. Deslandes e de seus colaboradores contribuem também para a ampliação na atuação de psicólogos do esporte, profissionais de educação física, médicos e fisioterapeutas.

Fica aqui registrada a indicação de leitura dos estudos acima referenciados para aqueles que desejarem se aprofundar nos temas relacionados às neurociências, exercício e saúde mental!

"Mens sana in corpore sano" é uma famosa citação latina criada poeta romano Juvenal, que já relatava  essa estreita ligação entre saúde mental e saúde física, a qual  está sendo desvendada em minúcias pelos estudos recentes das neuroências.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Meditação e neuroplasticidade

Um grupo de pesquisadores da UCLA utilizou imagens de alta resolução através da ressonância magnética para investigar os efeitos da meditação no cérebro. Como resultado, os pesquisadores descobriram que determinados circuitos neurais são mais desenvolvidos em pessoas que praticam meditação, quando comparados a um grupo controle. Mais especificamente, tais pessoas apresentam conexões mais densas em regiões cerebrais relacionadas com o aprendizado, memória, auto regulação emocional e cognitiva.

O artigo pode ser conferido na íntegra através do link
http://www.mindinsight.co.uk/docs/PIIS092549271000288X.pdf




O artigo de Shambhala Sun (2011), faz uma revisão na qual cita resultados obtidos em estudos funcionais, complementando o estudo da Hözel, que apresenta dados mais anatômicos. Shambhala Sun traz inclusive, dados de protocolos que envolvem a tomografia por emissão de pósitrons (PET-Scan).  Aproveitem a leitura e meditem sobre os benefícios que a meditação pode lhe oferecer! 





 Referência:

Hölzel, B.K.; Carmody, J.; Vangel, M. et al. (2011). Mindfulness practice leads to increases in regional brain gray matter density. Psychiatry Research: Neuroimaging, 191 (1), 36-43.  

Shambhala Sun. (2011). This is your Brain in Mindfulness. In http://www.nmr.mgh.harvard.edu/~britta/SUN_July11_Baime.pdf Acessado em 22 de maio de 2012.