terça-feira, 22 de maio de 2012

Meditação e neuroplasticidade

Um grupo de pesquisadores da UCLA utilizou imagens de alta resolução através da ressonância magnética para investigar os efeitos da meditação no cérebro. Como resultado, os pesquisadores descobriram que determinados circuitos neurais são mais desenvolvidos em pessoas que praticam meditação, quando comparados a um grupo controle. Mais especificamente, tais pessoas apresentam conexões mais densas em regiões cerebrais relacionadas com o aprendizado, memória, auto regulação emocional e cognitiva.

O artigo pode ser conferido na íntegra através do link
http://www.mindinsight.co.uk/docs/PIIS092549271000288X.pdf




O artigo de Shambhala Sun (2011), faz uma revisão na qual cita resultados obtidos em estudos funcionais, complementando o estudo da Hözel, que apresenta dados mais anatômicos. Shambhala Sun traz inclusive, dados de protocolos que envolvem a tomografia por emissão de pósitrons (PET-Scan).  Aproveitem a leitura e meditem sobre os benefícios que a meditação pode lhe oferecer! 





 Referência:

Hölzel, B.K.; Carmody, J.; Vangel, M. et al. (2011). Mindfulness practice leads to increases in regional brain gray matter density. Psychiatry Research: Neuroimaging, 191 (1), 36-43.  

Shambhala Sun. (2011). This is your Brain in Mindfulness. In http://www.nmr.mgh.harvard.edu/~britta/SUN_July11_Baime.pdf Acessado em 22 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário